Santiago (Chile). De 8 a 10 de janeiro de 2020, no Instituto Alonso de Ercilla de Santiago do Chile, realizou-se o 26º Congresso Interamericano de Educação Católica.
Cerca de 1300 participantes inscritos, entre Dirigentes Escolares, Docentes e Educadores, dos quais 36 Filhas de Maria Auxiliadora e 34 Educadores vindos das Inspetorias das FMA de 14 países do Continente Americano, além de numerosos Salesianos de Dom Bosco e membros da Família Salesiana, que compartilharam a riqueza de experiências educacionais e de boas práticas.
Partindo da frase do Papa Francisco: “Somente mudando a educação podemos mudar o mundo”, entre as premissas dos organizadores do Congresso, a convicação de que: “É necessário preparar as crianças e os jovens mais do que para a vida, para viver o mundo, a interpretá-lo, a pensar, sonhar, agir de modo global, para viverem felizes, para conhecerem a si mesmos e compartilharem com os outros, para apreciarem as pequenas coisas da vida e a natureza, para criar, inovar, mudar, transformar, intuir, recrear-se… A partir dessa perspectiva é necessário pensar em novas alternativas de liderança, de comunicação e marketing que reentrem no Projeto Educacional da Escola Católica da América, tendo sempre presente que a escola é uma mediação preciosa para a evangelização e uma oportunidade para a transformação da sociedade”.
Os objetivos do Congresso, na ocorrência dos 75 anos de nascimento da Confederação Interamericana da Educação Católica (CIEC) eram:
-refletir sobre ações a serem executadas e sobre os múltiplos desafios que o Sistema de Educação deve enfrentar, para transformar a escola católica do XXI século;
– promover na escola católica uma cultura de comunicação que chegue a cada membro da Comunidade Educativa e consinta-lhe comunicar esperança e confiança em nosso tempo;
– obter maior visibilidade e presença social da Escola Católica, através de uma proposta de marketing que permita promover e melhorar seus serviços.
Ir. Ivone Goulart Lopes, Referente do Âmbito da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, presente ao Congresso, assim se expressou: “Participar deste Congresso, dá a possibilidade de ver a fisionomia de um Instituto presente em toda a América e de caminhar, juntamente com a Igreja e as outras congregações, com o carisma que é justamente o nosso: a educação”.
No decorrer do Congresso, Ir. Ana Julia Suriel, da Inspetoria São José (ANT) participou como relatora de uma mesa redonda, enquanto Ir. Fanny Dobronic, da Inspetoria São Gabriel Arcanjo (CIL) fez o discurso conclusivo: “Liderança, comunicação e marketing”. As FMA também colaboraram na Animação Litúrgica do evento.